sexta-feira, 28 de março de 2014

Cargill e Copersucar maior comercializadora de açúcar do mundo

Segundo estimativas do mercado, parceria pode responder por 25% do açúcar negociado mundialmente

Por Redação
A Cargill e a Copersucar se uniram para criar uma nova empresa, ainda sem nome, que será a maior trading de açúcar do mundo. O comunicado conjunto informa que cada sócio participará com 50% da joint-venture, cuja sede ficará em Genebra, na Suíça. O negócio ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórios, o que é esperado para o segundo semestre deste ano.

No comunicado, a Cargill e a Copersucar não informam que dimensões terá a trading no mercado de açúcar. Segundo o Valor Econômico, porém, o mercado estima que a parceria será a maior comercializadora do produto no mundo, respondendo por 25% dos embarques globais. Ainda de acordo com o jornal, a empresa em criação movimentaria mais de US$ 5 bilhões por ano, se fosse considerada apenas a cotação atual do açúcar bruto (mais barato que o refinado).
acucar-468.jpg
Açúcar: commodity movimenta mercado bilionário que deve ser liderado pela nova empresa


No comunicado conjunto, Luis Roberto Pogetti, presidente do conselho de administração da Copersucar, afirma que a parceria vai reforçar a estratégia da empresa de “consolidar sua presença global no mercado de açúcar”. A trading será comandada por Ivo Sarjanovic, que hoje responde pelo negócio global de açúcar da Cargill. Pogetti será o primeiro a presidir o conselho da nova companhia.

A atual unidade de açúcar da Cargill conta com 180 funcionários e escritórios em dez cidades, como Genebra, Hong Kong, Delhi e Dubai. Já a Copersucar foi criada em 2008 e é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção. Sua base são 47 usinas sócias e outras 50 não sócias.