sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Se RAsgum festa musica


A Chevrolet, em parceria com a TIM, traz ao Brasil o que anuncia ser o primeiro carro com acesso à internet, uma edição limitada do Agile wi-fi.



O serviço é gratuito por um ano e, por meio dele, será possível acessar mapas com as indicações do trânsito, realizar check in em hoteis e companhias aéreas, reservas em restaurantes e bares, se conectar às redes sociais, fazer compras on-line, acessar e-mails.

A navegação na rede poderá ser realizada de qualquer dispositivo com Wi-Fi como smartphones, notebooks e tablets, estando no interior do veículo ou em seus arredores.

"Para a Chevrolet, é muito importante levar experiências únicas aos nossos compradores. O Agile é um carro com espírito jovem, com exclusiva tecnologia e que agora oferece pela primeira vez no País, um serviço que poderá agilizar a vida dos ocupantes do veículo de diversas formas", explica Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.

Carro Internet

Video no You Tube


Ouvi muito a expressão que um cliente satisfeito falava para 05 pessoas e um insatisfeito falava para 12 pessoas, participei recentemente de um grande evento corporativo na qual um renomado palestrante repetiu este bordão, opsss mudanças à vista: hoje um cliente insatisfeito fala para um número infinito de pessoas. Este cenário é muito recente no universo das organizações, o boca a boca já não inquieta mais os gestores. Recentemente um grande ator global teve uma experiência negativa em uma famosa loja de fastfood e twitou para mais de 2 milhões de seguidores e várias pessoas retwitaram a insatisfação.

Não acredito que a empresa de fastfood vai perder vendas ou vai deixar de continuar a prosperar em virtude destes comentários, no entanto ela passa por um constrangimento temporário na qual seus gestores deverão ir a público pedir desculpas e dar satisfação aos demais clientes. Energia drenada para gerenciar crises, se a empresa levar a sério a reclamação, poderá melhorar muito as suas imperfeições. No entanto alguns segmentos da economia onde prevalecem empresas de pequenos porte que ainda não tem histórico, podem ver seu negócios comprometidos, aí vale sobretudo para prestadores de serviços. Imaginem uma pequena pousada, buffet infantil, hotel, restaurante, serviços em geral podem ver seus negócios comprometidos. Vide os serviços de compras coletivas que tem sido alvo de inúmeros comentários comprometedores para os negócios.

Como era bom quando você tinha a internet 1.0 na qual tínhamos empresas com um menu nos seus sites citando “Fale Conosco”, hoje o cliente fala para todos, não há mais espaço para a institucionalização do provisório nas empresas. Os processos passam ser a bola da vez na matriz estratégica de qualquer empresa. Em cursos de administração fala-se que uma empresa deve ter Estratégia-Processo-Estrutura-Pessoas, e invariavelmente as grandes reclamações dos clientes nas mais diversas redes sociais são alusivas a falhas primárias em processos.

Todas as empresas se preocupam em usar as redes sociais basicamente para vender, no entanto elas estão se tornando uma grande ouvidoria dos clientes. Passou a fase do “blablabá”, hoje as redes sociais trazem muito mais ônus do que bônus para as empresas, a grande maioria ou quase que a totalidade se assanha com as redes muito mais por convenção do que por convicção, até porque as empresas que entram por esta segunda via sabem que tem um custo. Os grandes ativos de marketing nas redes sociais hoje são Curtir, Retwitar e Partilhar, verbos muitas vezes difíceis de serem explicados nas reuniões corporativas. O que tranquiliza é que todas as empresas em algum momento vão passar por uma inevitável crise, independente do tamanho e ou segmento de negócios. A forma e sobretudo a rapidez da resposta poderão se transformar em uma oportunidade e ou ameaça para as empresas.

Romeo Deon Busarello é Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa e Professor dos cursos de MBA e Pós Graduação do Insper e ESPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário