quarta-feira, 18 de setembro de 2013

eBay lança app de moda e prepara operação no Brasil

eBay lança, nos próximos dias, a versão brasileira do aplicativo eBay Moda, para smartphones e tablets. O app vai vender roupas, calçados e acessórios. É o primeiro produto com a marca eBay no Brasil, mas não deve ser o único. A gigante do comércio eletrônico planeja montar uma operação completa no país.
Sede do eBay em San Jose, Califórnia, em 2006
“Os artigos de moda são os mais procurados por brasileiros no eBay”, disse a EXAME.com Luis Arjona, o executivo responsável pela empresa no Brasil. “Moda é, também, a categoria com maior volume de vendas no site. E 15% dos brasileiros que vão ao eBay usam dispositivos móveis.”
Segundo a empresa, os brasileiros compram, no eBay, um par de óculos de sol masculinos a cada 8 minutos, um par de sapatos femininos a cada 6 minutos e uma bolsa feminina a cada 4 minutos, por exemplo. 
São números como esses que encorajaram a empresa lançar o eBay Moda no país. “É uma área em que podemos ser muito competitivos”, afirma Arjona. O eBay Moda deve ser liberado nos próximos dias para iPhone e iPad. Nas próximas semanas, sai a versão para smartphones e tablets com Android.
O app tem três seções: Eventos, Inspiração e Meu Feed. A primeira dá acesso a liquidações relâmpago. A segunda mostra conteúdo de blogs de moda e permite buscar roupas, calçados e acessórios. A terceira aba, Meu Feed, oferece produtos de acordo com o histórico de navegação e compras do usuário.
O pagamento é feito via PayPal, o sistema de pagamentos do eBay, disponível no Brasil há três anos. As informações são em português ou inglês (o usuário escolhe). E os preços são listados em dólares já com o valor equivalente em reais.O app é bastante visual e sempre mostra as fotos em destaque. “Sabemos que o público que busca produtos de moda prefere ver fotos em vez de textos”, diz Ryan Melcher, diretor sênior de inovação em mobilidade do eBay. 

As mercadorias são vendidas por pessoas e empresas de diversos países. São elas que despacham os produtos diretamente ao comprador, que pode ter de pagar imposto de importação ao recebê-los.
Num primeiro momento, não deve haver mercadorias brasileiras à venda. “Qualquer pessoa pode vender no eBay, mas ainda não temos uma plataforma de vendas específica para os brasileiros”, diz Arjona. Essa plataforma deve vir com o tempo.
Entre os planos do eBay no Brasil está  oferecer uma versão do site em português nos próximos 12 meses. “O app é um passo para termos uma operação completa de comércio eletrônico no país. Estamos empenhados em expandir nossos negócios internacionalmente e o Brasil é uma das nossas prioridades”, diz Arjona. 
O eBay tem participação de pouco menos de 20% no MercadoLivre, a empresa com sede na Argentina que lidera o comércio eletrônico de consumidor a consumidor no Brasil e em outros países da América Latina.
Será que o eBay estaria interessado em adquirir o controle do MercadoLivre ou de outra empresa local? “O eBay já fez muitas aquisições. É uma opção que sempre consideramos”, responde Arjona.

Alta renda paulistana gasta R$ 33 mil por mês com o básico

Despesas do dia a dia chegam a custar 400 mil reais ao ano, em média

 Famílias paulistanas de alta renda gastam, em média, 32.777 reais por mês apenas com as despesas básicas do dia a dia, como alimentação, aluguel, salão de beleza, educação, manutenção do carro e até viagens. Ou seja, por ano, essas famílias gastam em média 400 mil reais. Os dados são de um levantamento que a empresa de personal organizer de finanças pessoais Private Pay fez com seus clientes.
Foram considerados gastos do dia a dia aqueles que não chegam ao valor unitário superior a 20 mil reais. Estes foram considerados gastos não recorrentes e foram excluídos da pesquisa. Veja na tabela a seguir quanto essas famílias gastam por mês com cada item e quais são aqueles que mais pesam no orçamento:
CategoriaDescriçãoValor médio (R$)Participação na renda mensal
ComprasEletrônicos, vestuário, presentes e outros4.21513%
AdministrativoAluguel, seguros3.94212%
AlimentaçãoSupermercados, restaurantes, bares e outros3.55411%
EducaçãoEscolas e cursos2.9639%
ServiçosManutenção doméstica, informática, segurança e outros2.8869%
Viagens 2.9879%
EmpregadosFuncionários domésticos2.2727%
ImpostosImpostos diversos1.5265%
SaúdeFarmácias, hospitais, clínicas e exames1.5595%
Diversos 1.7345%
ConcessionáriasÁgua, luz, telefone, gás e internet1.3604%
TransporteManutenção de carro, combustível e outros1.2934%
EntretenimentoShows, parques e outros1.0283%
Cuidados PessoaisCabeleireiro, academia de ginástica e outros5962%
FamíliaDoações, animais domésticos e outros8622%
Fonte: Private Pay
De acordo com o Private Pay, 18% dos gastos mensais - ou 70 mil reais por ano - são destinados a viagens, entretenimento e restaurantes. Das categorias estabelecidas pela empresa, o item "Compras", que responde por 13% do orçamento (50 mil reais por ano), supera gastos administrativos, com alimentação e até com educação.
O levantamento foi realizado de janeiro a agosto de 2013, com base em uma amostra de 153 famílias de alta renda que moram na cidade de São Paulo.
A Private Pay realiza o controle dos gastos de famílias de alta renda. Os clientes não fornecem os dados sobre sua renda à empresa, apenas os dados sobre os gastos, para que eles sejam alocados da melhor maneira. A base de clientes da Private Pay reúne famílias com despesas mensais entre 15 mil reais a quase 80 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário