terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O mais rico vale tanto quanto 3,5 bilhões mais pobres

A slum in Mumbai






A metade mais pobre da população mundial-que é de 3,5 bilhões de pessoas de controle de tanta riqueza quanto mais ricas 85 indivíduos.
Às vésperas do Fórum Econômico Mundial, quando a elite mundial se reúnem em Davos, na Suíça, para prever as tendências internacionais, a Oxfam Internacional lançou um novo relatório, Trabalhando para poucos, ( PDF ) documentando bocejando disparidades de riqueza global. Outros dados:
• controle mais rico de 1 por cento de quase 50 por cento do mundo da riqueza global.
• Em 24 dos 26 países estudados, o mais rico de 1 por cento aumentou a sua quota de riqueza nacional desde 1980.
• Apenas três em cada 10 pessoas vivem em países onde a desigualdade econômica não tem aumentado ao longo das últimas três décadas.
• Em os EUA, 95 por cento da riqueza pós-financeiro-crash gerado (ou seja, desde 2009) foi para as contas bancárias dos mais ricos 1 por cento.
• Nove em cada 10 pessoas em os EUA controlam menos riqueza em termos reais do que eles fizeram antes da crise financeira.
Citando ex-Suprema Corte dos EUA Justiça Louis Brandeis-"Podemos ter democracia ou podemos ter riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas não podemos ter os dois", o relatório argumenta que uma maior concentração de riqueza e poder "apresenta uma ameaça significativa para, inclusive, os sistemas políticos e econômicos. "O resultado poderia ser" aumentando as tensões sociais e aumentando o risco de colapso social. "
Isso soa sombrio, de fato. Para uma tomada um pouco mais otimista sobre a trajetória do mundo mais pobres, um leitor pode voltar-se para o livro deBloomberg Businessweek contribuinte Charles Kenny Getting Better , ou regularesdespachos sobre onde e como o desenvolvimento global, na verdade, está conseguindo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário