Inspirado no Black Friday, dia em que o varejo americano promove ofertas em massa e inaugura a temporada de compras para o Natal, o Brasil promoverá nesta sexta-feira a versão brasileira do evento, pelo segundo ano consecutivo.
A partir da meia-noite de amanhã, lojas como Magazine Luiza, Walmart, Brastemp, Extra, Submarino, Americanas.com, Saraiva, Comprafácil, Dell, Apple, Ponto Frio e Carrefour.com.br, entre outras, estarão vendendo eletrônicos, eletrodomésticos, calçados e livros com até 70% de descontos pelo site Busca Desconto, pioneiro da "sexta-feira negra" no Brasil. No ano passado, o site movimentou cerca de 3 milhões de reais em um único dia.
Somente os consumidores previamente cadastrados no Busca Descontos poderão comprar os produtos ofertados.
Veja o que algumas das principais marcas estão preparando para a data.
Netshoes
Terá descontos de até 60% tanto no Busca Desconots quanto em seu próprio site. A loja não informou as marcas que estarão na promoção.
Apple
A loja virtual anunciou que terá preços diferenciados amanhã, mas não informou a que porcentagem os descontos podem chegar.
Carrefour.com.br
Participará apenas por meio de seu site e pelo Twitter. No site, terá promoção e descontos de até 50% para quem se cadastrar até hoje à noite. Entre os produtos ofertados estarão celulares, eletrônicos, móveis, telefonia, beleza e saúde, perfumaria, entre outra.
De hora em hora durante todo o dia, a loja anunciará as ofertas para os seguidores no Twitter.
Magazine Luiza
A cada duas horas a partir das 10h de hoje (24), os seguidores do Magazine Luiza nas redes sociais serão informados sobre 5 ofertas variadas. É preciso ser seguidor do Twitter ou ter curtido a Fan Page da marca. Serão descontos de até 60% e com estoques limitados.
Pelo magazineluiza.com, a rede terá um concurso cultural em que 3 pessoas levarão um vale-compras de 300 reais cada.
No Facebook, a rede criou o evento Black Friday Magazine Luiza.
Para participar do concurso cultural, a pessoa deve confirmar presença no evento e colocar no mural a resposta para a pergunta feita pela marca na página.
Ação e ofertas são válidas apenas no site, por meio do Televendas. As lojas físicas não estão inclusas nas campanhas.
Nokia
Quem for às compras nos grandes varejos online ou na loja online da Nokia, tem desconto especial em produtos para dois chips. Além disso, dois Nokia C2-00 sairão por 299 reais nas lojas participantes. Já dois Nokia X1-01 terão o preço de 199 reais.
Walmart
Aumentou de 50 para 200 os produtos em promoção, que terão descontos de até 70%
Extra
A rede teve os estoques reforçados para suportar a demanda, que deve ser ampliada devido aos descontos de até 70% oferecidos em diversos produtos entre as 4h de sexta-feira e a meia-noite do dia 25.
A partir de sexta-feira negra, dois shoppings, Promenade Temecula em Temecula, Califórnia, e Centro da Cidade Short Pump em Richmond, Virginia, irá acompanhar viaja clientes através dos seus smartphones. O sistema de rastreamento segue caminhos dos compradores através do mall. É uma maneira para as lojas para ver onde mais os seus clientes da loja, e para shoppings para ver quais lojas recebem a mais (ou menos) de tráfego.
O sistema de rastreamento, Tecnologia Trilha, é fabricado pela Inteligência Path, uma empresa britânica. O sistema consiste de antenas colocadas ao redor do shopping que a captura de um sistema de telefone único de identificação (semelhante a um endereço IP), e faixas em que o telefone vai ao redor do shopping. No início deste mês, que escreveu sobre outra empresa que rastreia e analisa esses dados, Euclides Analytics .
Os dados são anônimos, e os dados pessoais não serão rastreadas, disse que a empresa de gestão dos dois shoppings, Manejo Florestal da Cidade Comercial. A tecnologia tem sido usada na Europa e Austrália já, e poucos compradores opt out, diz Inteligência Path. Mas como a tecnologia se torna mais comum, e reúne mais dados, o risco da obtenção de dados aumenta roubado. "A realidade é, o que acontece quando você começa a ter hackers potencialmente ter ter acesso a essa informação e ser capaz de rastrear seus movimentos?"disse Sucharita Mulpuru, analistas de varejo da Forrester Research.
Alguns analistas de varejo apontam que a tecnologia não é tão invasivo como alguns sites de compras online, que nomes de registro, compras, e depois os clientes-alvo com anúncios, mesmo depois de deixar o local. É importante para os compradores de realizar este tipo de dado está sendo coletado de qualquer jeito ", diz Sharon Biggar, CEO Inteligência Path.
Os shoppings vão notificar os clientes que os telefones estão sendo observados, com sinais e os clientes podem optar por não ser rastreado, desligando os seus telemóveis. Claro, opting out também significa não ser para usar o telefone no shopping. "Nós não vamos estar a olhar para os compradores singular", disse Stephanie Shriver-Engdahl, vice-presidente de estratégia digital para Forest City. "O sistema monitora os padrões de movimento. Podemos ver, como aves migratórias, onde as pessoas estão indo.