quinta-feira, 24 de novembro de 2011

you Law e a justiça

As reclamações de consumidores insatisfeitos com serviços e produtos são cada vez maiores. Alguns sites, como o Reclame Aqui, permitem que os clientes tentem um contato adicional com a empresa para resolver o problema. No YouLaw, site criado pelos empreendedores Amanda Varejão Villela, Dhaniel Chveid e Peter Gaul, os consumidores vão poder encurtar o caminho para colocar as empresas na justiça.



“O projeto surgiu para facilitar a solução de conflitos de consumo”, explica Amanda. Segundo ela, os mecanismos de solução para estas reclamações, como SAC e Procon, são muitas vezes ineficazes.

Quem teve prejuízos abaixo de 20 salários mínimos não precisa de um advogado para processar a empresa. “O cliente pode tocar o processo sozinho”, conta. Nestes casos, o YouLaw permite que a pessoa faça uma petição e já chegue no juizado com toda a documentação necessária. “Ele pode fazer isso de graça e economiza tempo”, diz a advogada.

Para processos com valores maiores, o site cobra 150 reais para que o consumidor tenha o acompanhamento de um advogado. “As pessoas procuram a justiça por problemas menores, como cobranças indevidas. Se o custo do processo foi muito alto, ela acaba desistindo”, explica.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os Juizados Especiais de todo o país receberam mais de 5 milhões de casos. A meta do site é desenvolver 82 mil petições até o final de 2012.

Além deste serviço, o portal pretende funcionar como uma comunidade onde consumidores e advogados vão poder conversar. A startup, que começou com recursos não divulgados dos próprios sócios, está em processo de seleção de investidores.Existe uma legislação de franquias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário