Avião teleguiado americano agora é propriedade do Irã
Em Teerã
Comentários145
O avião teleguiado espião americano capturado em 4 de dezembro pelo Irã em seu território agora é de propriedade da República Islâmica, afirmou nesta terça-feira o ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi, ao comentar a demanda de Washington de devolução do aparelho.
Ver em tamanho maior
Imagens do dia
Foto 20 de 44 - Ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi , afirma que o avião teleguiado espião americano capturado em 4 de dezembro pelo Irã em seu território agora é de propriedade da República Islâmica, ao comentar a demanda de Washington de devolução do aparelho. Na segunda-feira (12), o presidente Barack Obama afirmou que Washington havia solicitado a restituição do avião teleguiado (drone) de observação RQ-170 Sentinel AFP
"O avião espião americano é uma propriedade da República Islâmica, e vamos decidir o que vamos fazer com ele", declarou Vahidi em resposta ao pedido dos Estados Unidos. "O avião deles violou (o espaço aéreo iraniano) e agora, ao invés de apresentar um pedido de desculpas, de maneira sem vergonha nos pedem que devolvamos o aparelho", completou o ministro, citado pela agência Isna.
Na segunda-feira, o presidente Barack Obama afirmou que Washington havia solicitado a restituição do avião teleguiado (drone) de observação RQ-170 Sentinel, do qual o Irã se apoderou em 4 de dezembro, quando o aparelho estava 250 Km dentro do espaço aéreo iraniano.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que Washington havia transmitido uma demanda formal a Teerã, mas destacou que não esperava uma satisfação.
Uma parlamentar iraniano afirmou, segundo a televisão estatal iraniana, que o país pretende copiar o drone para equipar suas forças. "A capacidade do Irã em termos de aviões teleguiados é muito elevada. Nossos engenheiros construíram ótimos aparelhos de reconhecimento e ataque", destacou nesta terça-feira o general Vahidi, confirmando implicitamente o projeto.
==== ====== ==== ====
Robôs voadores constroem torre
Desenvolvidos por uma equipe de pesqusadores europeus, robôs erguem estrutura de 6 metros de altura
Salvar notícia
inShare4 (0)Views (490)
Gabriela Ruic, de
Gramazio & Kohler
Robôs voadores, criados por equipe europeia de arquitetos e pesquisadores, erguem estrutura parecida com edíficio
anterior
próxima
São Paulo – Um futuro no qual a mão-de-obra da construção civil é formada por um contingente de robôs voadores. Bom, certamente seria uma maneira mais eficiente, e talvez menos barulhenta, de incentivar a evolução da infraestrutura das cidades. E tal futuro já está sendo colocado em prática, a começar por uma instalação arquitetônica desenvolvida pelos arquitetos europeus Fabio Gramazio, Matthias Kohler e o pesquisador Raffaello D’Andre, a primeira a ser construída por uma equipe de robôs voadores.
Leia Mais
12/12/2011 | Centro Niemeyer, na Espanha, fecha suas portas
12/12/2011 | Livro aborda a percepção de jovens sobre a ciência
11/12/2011 | Torres residenciais serão unidas por nuvem de pixels em Seul
09/12/2011 | Taiwan elege os melhores projetos de torres sustentáveis
Com o objetivo de discutir o papel da arquitetura moderna em plena era digital, o trio desenvolveu uma pequena equipe de robôs, que mais parecem helicópteros de brinquedo. As máquinas, cada uma com quatro hélices, ergueram uma espécie de prédio, com 6 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro.
A estrutura foi formada por 1.500 blocos de espuma, que foram perfurados por garras localizadas na parte inferior da máquina, para melhor transporte do material. E para conseguir alocar um bloco sobre o outro, o robô praticamente arremessa o material com certa força e velocidade no local desejado. Assim, os blocos não ficam à mercê de turbulências no ar que possam removê-los do lugar correto.
O projeto, intitulado Flight Assembled Architecture, começou a ser desenvolvido no começo de 2011. A obra está em exposição até o dia 19 de fevereiro do ano que vem no centro cultural FRAC Centre, em Orleans, França.
No vídeo abaixo é possível ver algumas cenas do processo de concepção da primeira estrutura construída por robôs voadores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário