Dados do Sebrae-SP mostram nesta segunda-feira, 16, Dia do Comerciante, um perfil dos pequenos varejistas de São Paulo
Por João Varella
Empresas que não fazem inventário nem tem plano de sucessão empresarial. Essas foram algumas das constatações que o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) chegou depois de realizar um levantamento com 2.552 companhias participantes do programa Comércio Varejista no Estado de São Paulo.
A instituição então elaborou os sete erros mais comuns cometidos pelos comerciantes, que comemoram nesta segunda-feira, 16, o seu dia:
1 – 56% dos estabelecimentos entrevistados nunca fizeram ou fizeram apenas uma vez no ano o inventário de estoque
2 – 39% não possuem metas de vendas estabelecidas
3 – 53% têm apenas acesso à internet na loja, mas não usam a rede mundial como canal de venda
4 – 26% não mantém cadastro dos clientes e 38% só o fazem para crediário. Ou seja, não utilizam as informações do consumidor para personalizar e antecipar vendas
5 – 55% não executam nenhuma ação de pós-vendas. Dessa forma, não há avaliação de satisfação, tampouco medidas para fidelizá-lo.
6 – 47% não fazem treinamento de funcionários
7 – 66% não planejaram a sucessão na empresa
Além desses fatores, que atingem uma grande porção dos pequenos varejistas, o Sebrae-SP apontou que 11% deles só aceitam pagamento à vista, o que pode espantar a clientela. Outro motivo que revela pouca flexibilidade é que 44% dos empresários usam percentual fixo para definir os preços dos produtos. E, por fim, 13% dos empresários 13% não fazem controle do índice de inadimplência.
Por outro lado, os comerciantes reclamam da carga tributária elevada. Do total, 63% apontaram esse como um fator que dificulta os negócios.
A instituição então elaborou os sete erros mais comuns cometidos pelos comerciantes, que comemoram nesta segunda-feira, 16, o seu dia:
1 – 56% dos estabelecimentos entrevistados nunca fizeram ou fizeram apenas uma vez no ano o inventário de estoque
2 – 39% não possuem metas de vendas estabelecidas
3 – 53% têm apenas acesso à internet na loja, mas não usam a rede mundial como canal de venda
4 – 26% não mantém cadastro dos clientes e 38% só o fazem para crediário. Ou seja, não utilizam as informações do consumidor para personalizar e antecipar vendas
5 – 55% não executam nenhuma ação de pós-vendas. Dessa forma, não há avaliação de satisfação, tampouco medidas para fidelizá-lo.
6 – 47% não fazem treinamento de funcionários
7 – 66% não planejaram a sucessão na empresa
Além desses fatores, que atingem uma grande porção dos pequenos varejistas, o Sebrae-SP apontou que 11% deles só aceitam pagamento à vista, o que pode espantar a clientela. Outro motivo que revela pouca flexibilidade é que 44% dos empresários usam percentual fixo para definir os preços dos produtos. E, por fim, 13% dos empresários 13% não fazem controle do índice de inadimplência.
Por outro lado, os comerciantes reclamam da carga tributária elevada. Do total, 63% apontaram esse como um fator que dificulta os negócios.
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