– A nova geração de empreendedoresenxerga a internet como um terreno bastante fértil para começar um negócio. E não é para menos. Hoje, existem mais de 645 milhões de sites ativos no mundo, segundo dados da Netcraft. No Brasil, o número de pessoas com acesso à rede chegou a 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012, segundo pesquisa do Ibope, ou seja, 43% dos brasileiros estão conectados.
Quando o assunto é redes sociais, o país também não deixa a desejar. Segundo o site de pesquisas Social Bakers, são 46 milhões de brasileiros curtindo, compartilhando e comentando no Facebook, o que coloca o Brasil como o segundo país com mais usuários da rede social.
Os negócios na web costumam exigir pouco capital inicial, a possibilidade de ser escalável e muito trabalho. Com a ajuda de oito jovens empreendedores, EXAME.com reuniu dicas preciosas para quem pensa em abrir um negócio na web antes dos 25 anos. ]
Evite contratar familiares
Aos 20 anos, Marco Gomes começou a tirar do papel sua ideia para desenvolver uma tecnologia em publicidade para mídias sociais. Sua empresa, a boo-box, já recebeu um aporte da Monashees Capital e, desde 2007, virou referência na área. A dica de Gomes para quem quer trilhar o mesmo caminho é ver o sócio como melhor amigo e evitar contratações de parentes. “O excesso de intimidade pode atrapalhar a produtividade e uma eventual demissão pode prejudicar o relacionamento pessoal”, explica.
Para ele, é difícil que um empreendedor seja completo, com todas as capacidades necessárias. “Para suprir estes pontos em que você tem deficiência, invista em bons sócios. A confiança e a transparência devem ser totais e mútuas. De vez em quando, vale até fazer aquelas reuniões para lavar a roupa suja”, diz.
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Prepare-se
Aos 27 anos, Olivier Grinda já tem experiências como empreendedor em dois negócios. Aos 24, fundou o Brandsclub, um e-commerce de moda, e, no ano passado, abriu o Shoes4You, site de venda de sapatos e acessórios por assinatura. Os dois negócios receberam aportes de fundos, como o Redpoint. Para ele, quem pensa em empreender ainda jovem precisa se preparar. “Você precisa sustentar sua ideia com números, estudos e exemplos. Isso dará a credibilidade que você ainda não tem”, opina.
Coloque a ideia em prática - logo
Em agosto do ano passado, o empreendedor Tallis Gomes investiu na Easy Taxi e desenvolveu um aplicativo para facilitar os pedidos de taxi. Com formação em marketing e aos 24 anos, Gomes acredita que os empreendedores precisam planejar menos e fazer mais. “O ritmo da internet é muito acelerado. Quando você estiver finalizando seu plano de negócios, alguém provavelmente já vai ter executado e estará ganhando dinheiro antes de você”, diz. Para ele, as coisas nunca serão exatamente como planejadas. “Executar é a alma do negócio”, opina.
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Pense como o usuário
O guia gastronômico Donde Voy funciona com a colaboração dos usuários. No ar desde 2011, a ideia foi desenvolvida por quatro sócios com idades entre 22 e 24 anos. Para Renan Alves, um dos fundadores, o planejamento foi essencial para o negócio. “Saber administrar o tempo é fundamental na hora de abrir seu próprio negócio. Ajuda a desmembrar os afazeres em tarefas menores e mais simples”, explica.
Aos novos empreendedores, Alves diz que a melhor coisa a fazer é pensar primeiro no consumidor. “É importante sempre tentar pensar como o usuário pensaria, colocar-se no lugar dele pra enxergar certas dificuldades. É sempre bom estar atento às mudanças que acontecem no mercado e, principalmente, saber o que você pode mudar ou melhorar para satisfazer seus usuários”, diz. ]
Compartilhe sua ideia
Hoje com 27 anos, os sócios Frank Martin e Franco Silvetti, do Restorando, começaram a empresa há dois anos. O site para reservas de restaurantes já recebeu aportes de capital de diversos fundos como o Atomico e o Kazsek. Para eles, esconder a ideia é um erro comum no começo do negócio. “Ocultar uma ideia é um erro fácil que pode anular a sua visão sobre o impacto potencial do negócio. Enfrente a realidade do mercado e teste com os usuários antes fazer grandes desenvolvimentos ou investimentos de tempo e dinheiro”, diz Martin.
Outro ponto importante é escolher bem que tipo de negócio que você quer montar. “É importante que você saiba o porquê de estar empreendendo. Isto irá mantê-lo vivo para o sucesso”, sugere.
Aproveite sua rede de contatos
Alan Meira, 24 anos, recebeu investimento de investidores-anjo para tirar o Engarte do papel, um site para conectar engenheiros em busca de emprego e empresas com oportunidades disponíveis. Com sua experiência até agora, Meira diz que as startups precisam colocar a mão na massa. “Se você teve uma ideia genial, comece a desenvolvê-la. O custo é baixo e o feedback é instantâneo”, sugere.
Uma forma de se desenvolver é aproveitar os contatos da sua rede para promover o negócio. “Família, amigos e ex-colegas de trabalho e faculdade são excelentes oportunidades para validar sua ideia. Não custa nada e, se a ideia for ruim, você vai saber na hora”, explica.
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Aprenda marketing online
Com investimento próprio, os empreendedores Yussif Ali Mere Neto, Felipe Oranges, Victor Morandini Stabile e Lourenço Sant' Anna criaram um site de customização de cartões postais, o iPostal. No ar desde maio de 2011, a empresa investe na força no marketing online. “Estude marketing online. É muito diferente de tudo que se faz nas grandes empresas e muito mais difícil do que parece. Fazer com que o consumidor conheça e se engaje com a sua empresa em meio a tantas outras é um grande desafio”, diz Neto.
Para conseguir se manter no mercado, a dica é estar preparado para abrir mão da sua remuneração fixa no início, se for preciso. “Se você quiser tirar do seu negócio um salário equivalente ao que você teria em uma grande empresa, você corre o risco de acabar com a empresa”, explica. ]
6 Maneiras vigaristas estão fazendo milhões Off Of Pequenas Empresas
No mês passado, uma empresa de encanamento pequena em Monroe, Louisiana encontraram-se escapando um phishing scam generalizada, quando recebeu um email do Better Business Bureau , alegando que uma reclamação de cliente tinha sido registrada contra eles.
Acreditando que o e-mail para ser legítimo, que cliquei no link de acompanhamento, que baixou em dois vírus de computadores das empresas Popular. Felizmente, eles tinham as infecções de malware removidos antes que qualquer informação importante foi divulgada.
Infelizmente, nem todo mundo é tão sortudo. Só neste mês, dono de um restaurante de Seattle tornou-se vítima de um assalto roubo de identidade, quando dois homens colocaram o malware de espionagem em seus sistemas de vendas. Eles fizeram o mesmo para várias empresas e vendido, pelo menos, 44.000 números de cartões de crédito a um site não-identificados. As pequenas empresas, especialmente os mais novos, são alvos fáceis para os golpistas. A melhor forma de as empresas se protegerem é ter consciência deles. Estes seis golpes foram conhecer a presa nas pequenas empresas: 1. Scams sobrepaga: Em scams sobrepaga, o scammer expressa interesses em produtos mais caros que uma empresa está vendendo. O golpista então passa a enviar mais de um cheque que excede o custo do item e pede que o fio vítima a diferença depois que o cheque foi depositado em uma conta. Eventualmente, a seleção de aparência realista será devolvida, deixando a vítima para pagar todo o montante. como evitá-lo : Certifique-se sempre obter todas as informações de seu cliente, incluindo nome completo, endereço e número de telefone. Evite fundos de fiação, por qualquer motivo, este pedido deve aumentar automaticamente bandeiras vermelhas. 2. Scams vaidade: scams Vanity presa em um aspecto muito crédulo dos seres humanos, seu orgulho. Essas fraudes foram listados como um dos principais golpes destinadas às empresas de pequeno porte. Em um golpe vaidade, um negócio é contatado a respeito de ganhar um prêmio em honra do seu negócio e pediu para pagar o valor parcial ou total do custo de receber o prêmio. No entanto, estas são as organizações falsas que muitas vezes continuam a cobrar o titular do cartão anuais "quotas dos membros." Como evitá-lo : sempre pesquisar a organização chamando para oferecer o prêmio. Uma simples pesquisa online vai render várias denúncias e avisos. 3. Golpes de phishing: golpes de phishing parecem ser e-mails legítimos para o espectador, mas são mensagens fraudulentas que normalmente baixar vírus no computador da vítima quando o email é aberto ou links no e-mail são clicados. Estes vírus capturar informações pessoais, como dados bancários, números de segurança social, e contas de cartão de crédito. Phishing é uma enorme ameaça para as empresas por causa da grande quantidade de informações importantes armazenadas em computadores. como evitá-lo : Verificar o e-mail com cuidado e olhar para os erros de gramática e outras inconsistências. Passe o cursor sobre os links sem clicar e você será capaz de ver o endereço. Navegadores de internet mais novos são equipados com um software anti-pesca, para ter certeza que seu sistema está atualizado e protegido. 4. Scams TTY: Durante um golpe TTY, os chamadores poderão permanecer anônimo e digitar mensagens para um operador, que transmite a mensagem ao destinatário do chamador. Isto é perfeito para os golpistas, porque os operadores não podem divulgar onde a chamada está vindo. O golpista passa a solicitar um item caro e grande do negócio, paga com cartão de crédito roubado e pede uma seleção para as taxas do transporte de grandes dimensões que o scammer concorda em pagar antecipadamente. como evitá-lo : pergunte a uma pessoa para verificar a código de verificação do cartão e fornecer o número de serviço ao cliente que está impresso na parte de trás de todos os cartões de crédito. Informe o chamador que você vai verificar as informações com o banco. 5. Diretório e Publicidade Scams (faturamento false): Também conhecido como "Quem é Quem" fraudes, as empresas golpistas contato pedindo para atualizar as informações da empresa em um diretório. Normalmente, elas alegam que são das Páginas Amarelas . Durante a conversa, o golpista registra o telefonema e, posteriormente, as contas da empresa para ser listado no diretório ou para a colocação de anúncios nunca comprou, proporcionando gravações adulteradas como prova. Quando a empresa se recusa a pagar, o scammer ameaça de ação legal, geralmente resultando na empresa o corte de uma seleção para parar a caça. como evitá-lo : Certifique-se de seus empregados estão cientes sobre esse tipo de golpe e só permitir que um número limitado de funcionários para lidar com transações comerciais. O mais importante, não deixe perseguição levam a perder o seu se você não é completamente certo que está sendo cobrado de forma justa. Relatório empresas esboçado para o Better Business Bureau . 6. Fax-Back Scams: Esses golpes podem ser fáceis de cair para porque tudo que você tem a fazer é enviar por fax um papel de volta. Em fax-back golpes, um fax não solicitado chega oferecendo promoções incríveis e descontos em material de escritório, paisagismo, diretórios, praticamente qualquer coisa. Tudo o dono do negócio tem que fazer é enviar por fax de volta o seu pedido a um número premium, a empresa que cobra alguns dólares por minuto para um fax que vai demorar um pouco para passar. como evitá-lo : Se você está interessado no oferecem listados em um fax não solicitado, pesquisar os detalhes. O fax de volta-premium número de serviço taxa é de 190. Tenha em mente o antigo ditado, é que é bom demais para ser verdade, geralmente é.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Michael Page destacou os cargos de Gerente de Marketing Online, Gerente de Treinamento do Varejo, Gerente de Identidade Visual e Gerente de Comunidade como as profissões do futuro no mercado de trabalho.
Com salários de R$ 7 mil a R$ 45 mil o estudo foi feito nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil e indica que as atividades nasceram para suprir as necessidades de um mercado em constante transformação. Além das quatro gerências, também estão na lista da Michael Page as carreiras de Gestor de Reestruturação, Gerente de Projetos e Gerente de Relações Governamentais.
Conheça as descrições dos cargos:
1. Gerente de Marketing Online
O que faz: elabora a estratégia de Marketing de uma empresa nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o público específico que se quer atingir e a plataforma que se deve utilizar. Na Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com experiência de até 10 anos no currículo. No Brasil, o Marketing online só agora começa a se expandir — daí a carência de profissionais experientes nessa área.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil.
2. Gerente de Treinamento do Varejo
O que faz: treina os funcionários de cada ponto de venda da empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento padrão para todos os funcionários que lidam com o público. Hoje, considera-se mais produtivo contar com profissionais que elaboram programas específicos conforme as características dos consumidores locais.
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
3. Gerente de Identidade Visual
O que faz: em redes varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para que ela não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque com ela.
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com experiência em varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com experiência em varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
]4. Gerente de Comunidade
O que faz: atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo, por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos na internet.
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
5. Gestor de reestruturação
O que faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de 2008. Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de colocar a situação financeira da empresa nos eixos.
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil]]
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil]]
6. Gerente de projetos
O que faz: joga no meio de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. Por um lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da companhia aos técnicos de sistemas da informação. No caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI. Como ele dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem — “tecniquês” e “juridiquês”, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a capacidade de comunicação é a sua principal característica.
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
7. Gerente de relações governamentais
O que faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia — uma combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos mais altos salários entre aqueles oferecidos por essas novas profissões.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
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