Uma cédula de Real leva em média 12 dias para ficar pronta; conheça as etapas do processo
São Paulo - Como um pedaço de papel se torna um símbolo de valor? No Brasil, com 12 dias, muitas etapas e alguns truques para impedir a falsificação.
O material usado nas cédulas de Real é o papel de fibra de algodão, que tem textura mais firme e áspera que o papel comum.
O local de fabricação é complexo industrial da Casa da Moeda em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.
1. Após a contagem, é feita a primeira impressão, conhecida como offset. É nessa fase que a cédula ganha alguns desenhos e o chamado quebra-cabeça, quando o desenho do anverso completa o do reverso, formando o número da nota.
Em seguida, é feita a impressão calcográfica no reverso. É aqui que a nota ganha um tema de animal em alto-relevo. O tempo de secagem é de 2 dias.
O passo seguinte é a impressão calcográfica do anverso. que coloca a imagem da efígie da República no papel. Novamente, dois dias são necessários para a secagem.
Se você movimentar uma nota, verá que o número que indica o valor muda de cor. A aplicação desse número é feita em um dia.
O papel é levado então para a análise crítica. Neste processo, que dura um dia, um grupo de funcionários verifica a qualidade da impressão e se há imperfeições.
7. Em seguida, a cédula vai para numeração, onde permanece por 1 dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário